RSS
Nesta mesa cabe quem cá quiser sentar a beber uma chávena de chá. Não precisam trazer adoçante: garantimos a doçura suficiente para o vosso cházinho. Quanto aos bolinhos... É andarem atentas às mesas do lado!

Cubinhos de Açúcar

Homens e Mulheres - Parte V (respostas - parte 1)

Prometo o que cumpro (consultar comentários neste post), por isso atentem nas respostas do livro (devo salientar que concordo com todas elas!).
"
1. Porque é que os homens estão constantemente a propôr soluções e a dar conselhos?
(...)
Os homens evoluíram como caçadores, e a sua principal contribuição para a sobrevivência da raça humana foi a capacidade de atingir um alvo em movimento, de modo a que toda a gente pudesse comer. Eles precisavam de conseguir fazer pontaria com precisão, quer a alvos comestíveis, quer a inimigos que lhes queriam roubar a comida, ou que ameaçavam as respectivas famílias. Em resultado disto, os seus cérebros desenvolveram uma área de selecção de alvos designada área «visual-espacial» que lhes permite ser bem-sucedidos em levar a cabo a sua própria razão de ser: atingir alvos e resolver problemas. Transformaram-se em pessoas orientadas por resultados, que medem o seu próprio sucesso pela obtenção de resultados e realizações, bem como a sua capacidade de propor soluções para problemas. Em consequência deste facto, o homem moderno continua a definir quem é, e qual o seu valor, pelas suas capacidades e realizações em termos de solução de problemas.
O cérebro de uma mulher está organizado para a comunicação, através da conversação, e o principal objectivo da conversação é conversar. Em grande parte ela não está à procura de respostas, e não exige soluções. É aqui que reside o problema para a maior parte dos casais - ela quer habitualmente falar sobre os eventos do seu dia, e partilhar os seus sentimentos; mas ele acha que ela lhe está a dar problemas para resolver, e começa a oferecer soluções. Ela fica incomodada por ele não a ouvir falar, e ele zanga-se por ela não aceitar as suas soluções.
Solução: Se a mulher está a falar, e um homem não sabe se ela está a pedir soluções ou apenas a conversar, ele pode descobri-lo perguntando simplesmente: «Queres que eu te ouça como rapaz ou como rapariga?» Se ela quer que ele ouça como rapariga, ele só tem de ouvir. Se ela quiser que ele a ouça como rapaz, ele pode oferecer soluções.
Uma mulher quer habitualmente ser ouvida, e não consertada.
2. Porque é que os homens estão sempre a correr os canais de televisão todos com o comando?
Telecomando: subst. fem.: dispositivo para mudar de um canal de televisão para outro. subst. masc.: dispositivo para passar 55 canais a cada 2 minutos e meio.
Durante milhares de anos, os homens voltavam para casa da caçada, ao fim do dia, e passavam a noite apenas a olhar para o fogo. Cada homem sentava-se nesse estado, semelhante a um transe, entre os amigos, durante longos períodos sem comunicar, e os outros homens não faziam exigências sobre ele, no sentido de falar ou participar. Para os homens, esta era uma forma valiosa de aliviar o stress e de recarregar as baterias para as actividades do dia seguinte.
Para os homens modernos, olhar para o fogo ainda ocorre ao fim do dia, mas envolve agora ferramentas como jornais, livros e comandos de TV.
Solução: (...) ela precisa de discutir calmamente com ele o quanto isso dá com ela em doida, e a possibilidade de ele não o fazer quando ela está a ver o programa dela. Em alternativa, ela pode tentar esconder o comando, algures onde ele nunca pensasse procurá-lo. E se nenhum dos dois funcionar, ela pode considerar a hipótese de comprar o seu próprio televisor - ou outro comando de TV.
Os homens não querem saber o que está a dar na televisão, eles querem é saber o que mais é que está a dar na televisão.
3. Porque é que os homens não param para perguntar o caminho?
Ao longo de 100000 anos, os homens usaram a zona espacial do seu cérebro para seguir o rasto das suas presas, e atingir alvos. Durante este tempo, os homens aprenderam a arte de um bom sentido de orientação, e a reorientar os seus passos por intuição, de modo a poderem caçar ao longo de grandes distâncias e encontrar de novo o caminho para casa. (...)
Para um homem, admitir que está perdido é admitir que falhou na sua competência número um - encontrar o caminho. Frequentemente ele preferirá ser queimado vivo do que admiti-lo a uma mulher. Se é mulher sentada no lugar do passageiro e acabou de passar pela mesma garagem pela terceira vez, é importante não o criticar nem oferecer conselhos, especialmente se não quer acabar a ir a pé.
Solução: (...) Por um preço relativamente reduzido, uma excelente solução é comprar-lhe um GPS portátil no aniversário ou no Natal, o que é um excelente brinquedo de ficção científica, que lhe permitirá estar sempre certo, nunca se perder, e amá-a para sempre.
Uma estratégia de emergência rápida e segura, é dizer-lhe que precisa urgentemente de ir à casa de banho, o que o forçará a parar, e de preferência numa estação de serviço. Enquanto está na casa de banho, ele terá tempo para fingir que está a comprar alguma coisa e perguntar o caminho.
Os homens nunca se perdem - simplesmente descobrem
destinos alternativos.
"
in, "Porque é que os homens mentem e as mulheres choram", Allan e Barbara Pease
Ficam para já estes três, mais tarde coloco os quatro restantes :D

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

2 comentários:

Nuno disse...

Epá, algumas dessas respostas (nomeadamente a 2. e a 3.) cheiram um pouco a fraude. Passo a explicar:

1. O primeiro par pergunta/resposta penso que é pacífico. Já tinha dado a resposta a essa pergunta no post anterior. Efectivamente, o ser humano não gosta de viver na incerteza e gosta de ver as coisas num sentido mais prático. Penso que esta justificação servirá muito bem para responder à questão das compras nos centros comerciais, que vamos ver mais logo, não é?

2. Quer-me parecer que essa questão do comando já é mais uma caricatura do que uma realidade. Mas cada um fala por si e eu estou a falar por mim, que não tenho por hábito correr os canais todos, excepto quando aquilo que estou a ver está no intervalo. Mas isso tem uma explicação: a de que eu, tão somente, não me interesso por blocos de 15 minutos de publicidade. Para evitar adormecer durante esse período, sinto necessidade de "espevitar" e, como tal, procuro algo de mais interessante nos outros canais do que apenas publicidade.

3. Tal como eu disse, não tenho problemas nenhuns em parar para perguntar o caminho e garanto que sou homem! Acho que isto, à semelhança da pergunta anterior, já é mais uma caricatura do que propriamente uma realidade. O que pode acontecer é haver umas pessoas mais orgulhosas do que outras e que, por isso, têm alguma dificuldade em assumir que erraram. Mas isso acontece em várias outras coisas que não apenas no caminho a seguir. Mas lá está, isso já depende de cada um e eu apenas estou a falar por mim.

Uma coisa é certa: O ser humano, por mais racional que seja, ainda depende, de alguma forma, do seu passado. Não há dúvidas de que o instinto animal, por vezes, está bem presente em alguns dos comportamentos que adoptamos. Mas basear isto em tudo o que fazemos é que me parece um pouco exagerado. Mas são as circunstâncias das generalizações.

Eu estou a gostar do que estou a ler. Espero ansiosamente pela continuação! :þ

Beijitos,
Nuno.

Smootha disse...

Certíssimo Nuno. Cada pessoa é única, daí que sejamos "indivíduos". O livro é de facto generalista no que toca aos comportamentos de homens e mulheres (sim, temos defeitos, e muitos! eheh), e ao longo da vida deparei-me com homens e mulheres que "fogem" ao comportamento comum. Eu, por exemplo, tenho um péssimo sentido de orientação (tipíco de cérebro feminino) e odeio ir às compras porque me provoca um stress terrível (típico de cérebro masculino). Conheço homens que adoram compras e mulheres que nunca perdem o Norte. É tudo relativo, mas de facto ajuda-nos a conhecer-nos um pouco melhor.
Ainda bem que estás a gostar. Sinto que estamos a prestar um serviço público. :D
Beijo
P.S.: A parte dois segue dentro de instantes... a seguir aos comerciais. Por isso, não mudes de canal :D

Enviar um comentário


View My Stats