RSS
Nesta mesa cabe quem cá quiser sentar a beber uma chávena de chá. Não precisam trazer adoçante: garantimos a doçura suficiente para o vosso cházinho. Quanto aos bolinhos... É andarem atentas às mesas do lado!

Cubinhos de Açúcar

A outra mulher - a mãe dele

O dragão entra em cena
As sogras inspiram provavelmente mais anedotas do que qualquer outro subconjunto de pessoas à face da terra. Constituem permanentemente objecto de humor por parte dos humoristas, entre homens, e nas sitcoms de televisão, permanentemente caracterizadas como bruxas e megeras. Convém lembrar que foi um dos fundadores da Rússia moderna, Lenine, que, quando lhe perguntaram qual deveria ser o castigo máximo para a bigamia, replicou: «Duas sogras».
(...)

Muito embora as sogras se revelem de facto um problema nos casamentos de muitas pessoas, com um terço deles a terminarem deitando as culpas na sogra, não é em geral a mãe da mulher que causa a maioria dos problemas. A nossa investigação demonstra, constantemente, que o verdadeiro perigo é representado pela mãe do homem. A sogra dele pode provocar as queixas mais publicitadas, mas estas são habitualmente mais humorísticas do que relativamente a um problema real. (...)

A sogra de um homem poderá irritá-lo, aborrecê-lo e exasperá-lo, mas a maioria dos homens, em geral, não desgosta delas. Os problemas com sogras não dominam as vidas dos homens. (...)

A mãe dele - O fardo dela

Os dramas reais da maioria das famílias provém da mãe do homem, a sogra da mulher. (...) Embora nem todas as sogras mereçam esta reputação terrível, para muitas noras, uma sogra intrusiva, possessiva, que mete o nariz em tudo, e incapaz de cortar o cordão umbilical ao filho, pode ser altamente destrutiva. Para estas noras, as crises da sogra parecerão frequentemente intragáveis e irresolúveis, e podem causar infelicidade, angústia e, em última análise, a ameaça de divórcio.

Elas não são todas más

Evidentemente, nem todas as sogras estão à altura desta reputação medonha de maldosas. Embora o estudo da universidade Estadual de Utah demonstre que aproximadamente 50% das sogras são consideradas causadoras de problemas, as outras 50% devem ser, ou neutrais, na pior das hipóteses, ou então membros da família alargada, amorosos, prestáveis e generosos. (...)

Porque é que ser sogra pode ser duro

É importante levar em linha de conta que as sogras estão numa posição difícil, pois as noras têm habitualmente um forte vínculo com as suas próprias mães, e discutem com elas habitualmente, com grande pormenor, as mais pequenas coisas. Uma mãe gosta de estar presente na vida dos filhos. É normal que uma rapariga confie mais na sua própria mãe do que na sua sogra. Isto pode provocar ciúmes da parte da mãe do parceiro dela. As sogras estão sempre a pensar naquilo que os filhos estão a fazer, especialmente se se trata de filhos únicos, e se elas levam vidas entediantes. Ele estará a comer bem? A casa estará suficientemente limpa para ele? etc., etc. Porém, os filhos raramente falam com as mães sobre seja o que for. Por consequência, uma sogra raramente obterá muita informação, começando a sentir-se excluída da nova família do filho, e poderá pensar que a única forma de se fazer incluída será forçar o caminho, estando constantemente presente. Durante o namoro, a namorada de um homem fará frequentemente um grande esforço por construir um relacionamento com a mãe dele, uma vez que essa é uma boa estratégia para a ter do seu lado. No entanto, quando o casamento torna as coisas mais permanentes, a coisa torna-se quase como duas mulheres a lutar por um homem.


(continua...)

in, "Porque é que os homens mentem e as mulheres choram", Allan e Barbara Pease

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Enviar um comentário


View My Stats