Porque é que choramos?
Chorar é algo que partilhamos com os outros animais, e que tem início no nascimento, mas os seres humanos são os únicos habitantes da terra que choram com emoção. As lágrimas servem 3 objectivos para o ser humano: ajudam a limpar a superfície dos olhos; promovem a excreção de substâncias químicas relacionadas com a ansiedade do corpo; e como sinal visual de perturbação, numa situação de alta carga emocional. (...)
Porque é que as mulheres choram mais do que os homens?
O choro começa com o nascimento, e o seu objectivo fundamental é o de estimular o amor e sentimentos de protecção por parte dos adultos. Chorar é uma maneira que o bebé tem de conseguir aquilo que quer e, quando adultos, este comportamento é perpetuado por algumas mulheres. A maioria das mulheres consegue identificar sete significados diferentes por trás de um choro de bebé, com vista a avaliar as suas necessidades. As glândulas lacrimais das mulheres são mais activas que as dos homens, o que é consistente com as maiores respostas emocionais do cérebro feminino. Os homens raramente são vistos a chorar em público porque, do ponto de vista evolucionista, um homem que demonstre emoções, especialmente na proximidade de outros homens, seria posto em risco. Daria um ar de fraco e encorajaria os outros a atacá-lo. O facto das mulheres demonstrarem emoções aos outros, no entanto, particularmente a outras mulheres, é encarado como um sinal de confiança, uma vez que a pessoa que chora se transforma no bebé e coloca a sua amiga no papel de progenitor protector.
(...)
O choro e a chantagem emocional
Agora que compreende o objectivo do choro, examinemos de que modo uma pessoa pode dedicar-se a manipular outra.
(...)
A chantagem emocional acontece quando uma pessoa que está emocionalmente próxima de nós ameaça subtilmente punir-nos, ou insinua que sofreremos, se não cedermos àquilo que a pessoa pretende. Ela conhece os nossos mais profundos segredos e vulnerabilidades, e usa este conhecimento íntimo para nos fazer obedecer. Quaisquer que sejam as forças ou fraquezas que tenhamos, o chantagista utilizá-las-á contra nós.
(...)
Os homens e a chantagem emocional
Os homens são mais frequentemente vítimas do que vilões na chantagem emocional. Eles preferem pedir directamente aquilo que querem. As mulheres, no seu papel evolucionista como obreiras da manutenção da paz, tendem a evitar dizer exactamente aquilo que querem, quando querem. Falta a muitas mulheres a auto-estima para se aperceberem de que merecem aquilo que estão a pedir. Enquanto defensoras-do-ninho, o seu anseio irresistível é o de serem apreciadas pelos outros. Elas foram sempre as protectoras dos relacionamentos - com os seus parceiros, filhos e outros grupos familiares ou sociais. Os seus cérebros estão organizados para serem bem-sucedidas em fazerem os relacionamentos funcionar. Por esse motivo, recorrerão frequentemente à chantagem emocional para conseguir os seus intentos, em vez de pedirem directamente aquilo que querem e se arriscarem a serem rejeitadas.
Os homens podem fazer uso da chantagem emocional, mas sempre num grau muito menor. As funções cerebrais dos homens são muito mais simples, no que diz respeito a emoções. Quando os homens eram caçadores, preferiam a abordagem directa e frontal e os seus cérebros continuam a evoluir nesse sentido.
Se um homem quisesse que a sua mãe viesse viver com ele e com a sua mulher, compraria provavelmente à sua parceira um ramo de flores antes de pedir, mas esse seria o máximo que atingiria a sua manipulação. Abordaria de seguida o assunto e discuti-lo-ía de forma franca, sem emoção, considerando alternadamente os prós e os contras. Poderia apresentar um plano para aumentar a casa, ter uma enfermeira a visitar a mãe, fins-de-semana fora sem ela, e por aí adiante. Os homens exigem frequentemente, ou insistem subtilmente, que toda a gente alinhe no que eles querem, e muitas mulheres cedem.
Os homens tendem a utilizar uma abordagem bem planeada e directa para obter aquilo que querem.As mulheres preferem a chantagem emocional.
in, "Porque é que os homens mentem e as mulheres choram", Allan e Barbara Pease
(Continua...)
4 comentários:
Parabéns pelo blog.
Olá meninas.
Vejam lá se conhecem isto?
Bêjos.
http://aeiou.expresso.pt/a_vez_do_homem_neossexual=f502261
yes ...pelo menos eu já tinha visto...
Já lá fui ver ogre .... bem interessante ....... sim que a mim ainda ninguém me tinha convencido que é giro um homem depenado .... blerc!
Enviar um comentário